Cientistas holandeses descobrem que o chocolate
pode ser uma importante fonte de antioxidantes |
|
Em estudo publicado esta semana na revista Lancet, cientistas holandeses do National Institute of Public Health and Environment, de Bilthoven, demonstraram que as catequinas, que são antioxidantes potentes, e que são encontradas comumente no chá preto, estão presentes no chocolate escuro em um nível 4 vezes maior do que aquele existente no chá.
Estudos epidemiológicos anteriores sugeriam que o chá preto é um alimento com um alto conteúdo de antioxidantes da família flavonóide, da qual as catequinas fazem parte.
O alto conteúdo de catequinas no chá preto fazem com ele possivelmente tenha um efeito protetor contra as doenças cardiovasculares e, possivelmente, o câncer. Efeitos adicionais benéficos se dariam no sistema de defesa do organismo, agregação plaquetária, e muitos sistemas enzimáticos.
Os pesquisadores desenvolveram um método para quantificar as 6 principais catequinas nos alimentos, e verificaram que o nível mais alto era encontrado no chocolate, sendo cerca de 4 vezes maior do que o nível encontrado no chá preto.
Entre os hábitos dos holandeses, estão o uso do chá preto e de biscoitos de chocolate. Os autores concluíram que se os efeitos benéficos do hábito de tomar chá forem transportados para o chocolate, o resultado pode não ser apenas saudável, mas também prazeroso.
Fonte: Lancet 1999;354:488. eHealth Latin America. |
|